O MEI, PODE ESTAR OBRIGADO A DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2020

MEI, você sabe se está obrigado a declarar o imposto de renda 2020?

 

 

A partir do momento que você abre um MEI, você passa a ter obrigações como pessoa física e como pessoa jurídica. Como empresário você deve pagar mensalmente o imposto DAS e preencher o seu controle do livro Caixa onde constam as despesas  e receitas. Anualmente você deve apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional(DASN-SIMEI). No entanto, dependendo dos rendimentos, deve apresentar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

 

A declaração de imposto de renda pessoa física, além de informar os seus rendimentos ao fisco, para o MEI ela ainda auxilia muito na comprovação de rendas junto a Bancos para fins de empréstimos, financiamentos e outros.

O MEI, também pode estar obrigado a entregar a declaração do imposto de renda 2020, caso ele se enquadre em alguns critérios;

 

OBRIGADOS A  DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA

– Recebeu rendimentos tributáveis no ano de 2019, acima de R$ 28.559,70.

– Recebeu rendimentos isentos acima de R$ 40.000,00

– Obteve, em qualquer mês do ano de 2019, ganho de capital na venda de bens ou realizaram operações de qualquer tipo na Bolsa de Valores.

– Escolheu a isenção de imposto na venda de um imóvel residencial para a compra de um outro imóvel em até 180 dias.

– Obteve receita bruta anual acima de 142.798,50 provenientes da atividade rural.

– Pretende compensar prejuízos relativos à atividade rural realizada em anos anteriores.

 

TRABALHA REGISTRADO E TEM UM MEI

Outro detalhe importante para o qual o MEI deve se atentar é o fato de ter um emprego registrado e ter um MEI em paralelo, os rendimentos  serão somados. Devendo tomar muito cuidado e ter muita atenção para não esquecer  de somar os rendimentos.

Assim que a empresa entregar a sua declaração de rendimentos, você deverá somar os rendimentos tributáveis, com o rendimento tributável recebido pelo MEI.

O simples fato de ter um MEI, mas não ter rendimentos, não obriga o empreendedor a declarar o I.R, a não ser que se enquadre em algum dos outros requisitos listados acima.

Então Microempreendedor Individual fique atento se vocês está obrigado a declarar o Imposto de Renda 2020.

Um grande abraço!

Andreia de Pádua

Visite nosso site: www.assessoriaunicont.com.br

Nosso blog tem muitas notícias para você:

Seja também nosso parceiro no facebook: https://www.facebook.com/unicontempresarial