Controle de pontos é na Unicont!

QUANDO É OBRIGATÓRIO O CONTROLE DE PONTO?

Antes de saber se sua empresa é obrigada ou não a fazer controle de ponto, descubra exatamente o que ele é.

O QUE É CONTROLE DE PONTO?

O controle de ponto é o registro da jornada de trabalho do funcionário.

Assim, é feito o registro do horário de entrada e saída, horas extras, faltas, folgas, feriados, ou seja, tudo que incide na folha de pagamento.

POR QUE É IMPORTE O CONTROLE?

É importante ter o registro do controle de pontos por diversas razões, como poder calcular exatamente o valor das horas extra, a quantidade de horas trabalhadas, além disso caso haja a necessidade de comprovar a jornada de trabalho, em um processo trabalhista, por exemplo, tal registro será fundamental.

Contudo, apesar de ser recomendado para todas as empresas, independente da quantidade de funcionários, há empresas que são obrigadas a realizar o controle de ponto.

Controle de pontos é na Unicont!
Controle de pontos é na Unicont!

QUAIS ESTABELECIMENTOS SÃO OBRIGADOS A TER CONTROLE DE PONTO?

O DECRETO-LEI Nº 5.452 determina que:

Art. 74.  O horário de trabalho será anotado em registro de empregados

  • 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.

No caso, estabelecimento aqui significa os locais que uma empresa está, ou seja, se uma empresa está estabelecida em mais de um local e em cada local ela tem mais de 20 trabalhadores, deve ter controle de ponto em todos eles.

COMO FAZER O CONTROLE DE PONTOS?

Como foi visto, o controle de pontos é muito importante para qualquer empresa, mesmo que não seja obrigada, logo, nada mais relevante do que saber como fazê-lo.

Assim, existem diversas formas de registrar a jornada de trabalho, na qual a escolha vai depender das necessidades de cada empresa.

1-CONTROLE MANUAL

O controle manual é feito em um Livro de Pontos pelo próprio trabalhador, portanto é uma forma barata, mas que por outro lado é bastante suscetível a erros, visto que pode ter rasuras.

Além disso, deve ter constante controle de algum profissional de RH, que certifique que está sendo feito da forma correta.

Este formato é inviável para uma empresa grande, já que é bastante demorado e passível de equívocos. 

2- CONTROLE MECÂNICO

Nesse método o funcionário recebe um cartão e todo dia no horário de entrada e saída, este cartão é inserido no relógio de ponto, que marca as horas.

Essa forma é menos suscetível a erros, porém ainda sim pode apresentar falhas, visto que as informações do cartão devem ser passadas para uma planilha ou para o sistema da contabilidade, podendo haver erro de dados em tal passagem.

3- CONTROLE ELETRÔNICO

No controle eletrônico, os dados da jornada de trabalho são enviados diretamente para o sistema, sem que haja perca de informações ou erro nelas.

Para tal, existe o cartão de ponto magnético ou o uso da digital do colaborador. O único problema dessa forma de sistema é o alto custo que a empresa tem para sua implantação.

4- CONTROLE ONLINE

Por último, existe o controle online, que é a forma mais moderna e completa de se realizar o controle de pontos.

Esse formato funciona por meio da contratação de um sistema que pode funcionar por registro facial, por exemplo.

Além de registrar a jornada de trabalho permite que o funcionário tenha acesso ao registro de seus horários pelo celular, alguns sistemas ainda permitem a justificação de faltas pelo aplicativo.

CONCLUSÃO

Como pudemos observar, o controle de pontos é de extrema relevância para a organização de uma empresa e também para evitar problemas trabalhistas futuros no que tange à comprovação de horas.

Além disso, como vimos, há diversas maneiras de se registrar uma jornada de trabalho, ou seja, cabe em todos os bolsos manter um controle que pode evitar maiores dores de cabeça.

Porém, não negamos que pode ser uma tarefa desafiadora, ainda mais quando as informações dos pontos devem ser transferidas para algum sistema.

Portanto recomendamos fortemente que consulte um contador para que ele te auxilie a tomar as medidas necessárias para fazer da maneira mais fácil e correta possível.

 

UNICONT CONTABILIDADE, HÁ MAIS DE 20 ANOS NO MERCADO.

FONE: (11) 9 6913-4128/ (11) 9 3043-6681/ (11) 9 4295-8771

 FACEBOOK: Unicont Contabilidade

 INSTAGRAM: @unicontcontabil

 YOUTUBE: UNICONT CONTABILIDADE

 

Escrito por Giovanna Ramos Villegas.